BLOG_i9_academia_2020_corona_vírus-1280x720.jpg

16 de março, 2020

A síndrome respiratória aguda constante 2 (SARS-CoV-2), causa a doença coronavirus 2019 (COVID-19), com 3 vezes mais transmissível que o vírus H1N1, diz o infectologista Eduardo Sprinz, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o que pode ter facilitado a disseminação pelo mundo causando um aumento exponencial gerando uma pandemia, determinando pela OMS.

A transmissão ocorre principalmente em indivíduos sintomáticos, o vírus é espalhado por gotículas e contato físico. Portanto, é recomendado à adesão a precauções de barreira com higiene minuciosa das mãos, cobrir o rosto ao tossir, descontaminação do ambiente em superfícies de muito contato (corrimão, bancadas). O coronavirus vive em superfície por horas, mas é altamente destruído por desinfetantes, como álcool 70%.

Os sintomas do COVID-19 são febre, tosse seca, cansaço, em casos mais graves dificuldade de respirar, falta de ar, excesso de muco, fadiga excessiva. Caso você apresente esses sintomas e viajou nos últimos 14 dias ou esteve com alguém que viajou procure orientação médica para o diagnóstico da doença.
Com cerca de 150 mil infectados e mais de 5 mil mortos, o coronavírus se espalhou para mais de 110 países do mundo. No Brasil foi diagnosticado 200 pessoas infectadas com a doença, e, 1.913 casos suspeitos. No Rio Grande do Sul são 6 casos comprovados com a doença, e, 66 casos suspeitos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

O mundo se une para desenvolver vacinas e pesquisas sobre o melhor tratamento para o COVID-19, porém, deve estar disponível apenas em alguns meses. Sabe-se que o vírus não vai retroceder por conta própria, somente, com medidas tomadas pelas autoridades podem acabar com a pandemia. Desta forma, a descontaminação ativa vai além de uma questão técnica, mas também tranquilizadora da população, como melhor medida para prevenção da doença. Assim como evitar viagens e aglomerações de pessoas também contribui para diminuir o risco de infecções.
A i9 Academia segue a recomendação do Ministério da Saúde quanto aos cuidados com prevenção: incentivando o uso de álcool gel e uso de sua própria garrafa de água, lavar bem as mãos ao chegar e sair da academia, mantendo aberto porta e janelas, higienizando regularmente os equipamentos, batente de portas, bancadas e computadores.

Os atendimentos e aulas seguem normalmente por aqui.
Nosso trabalho é prevenir! Estamos reforçando os cuidados de higienização e conscientização e contamos com sua ajuda! Nossa intenção é orientar em relação aos cuidados efetivos para evitar tanto a negligência quanto o pânico.

O QUE MUDOU NA NOSSA ROTINA?
– Duplicamos a higiene e a limpeza dos ambientes e dos equipamentos;
– Álcool gel à disposição;
– Manteremos os ambientes mais ventilados;
– Toda a equipe sob aviso, para qualquer sintoma entrar imediatamente em quarentena.

COMO CADA UM PODE AJUDAR
– Lavando as mais com água e sabão, usando álcool gel ao chegar na i9 academia (faça isso de forma regular);
– Evite levar as mãos aos olhos, nariz e boca;
– Manter ambientes ventilados;
– Evite beijos, abraços e apertos de mãos;
– Não compartilhar objetos pessoais como: Toalhas, copos, talheres;
– Caso você apresente sintomas de gripe (febe, tosse, dificuldade para respirar) fique em casa. Siga as instruções do Ministério da Saúde. (Ver nos anúncios da i9) Resguarde-se durante duas semanas e depois volte a frequentar o ambiente normalmente.

DICAS IMPORTANTES
– Medite, leia e veja coisas boas, procure manter sua mente saudável;
– Cuide do seu corpo, venha treinar, isso aumenta sua imunidade;
– Beba muita água;
– Alimente-se de forma saudável (Alimentos ricos em vitamina C: Goiaba, brócolis, laranja, limão, acerola, mamão, morango).

Não entre em pânico. Lembre-se que o medo ajuda a baixar imunidade. Sem falar que diminuindo o contágio enfraquecemos o vírus em todo planeta.

Fonte: site: Ministério da Saúde (saude.gov.br)
Site: bbc (www.bbc.com)

Assista o vídeo do Dr. Rodrigo Beilke, falando sobre o bom senso na prevencão ao Corona Vírus.
instagram.com/dr.rodrigobeilke

#academia #i9academia #seri9édez #covid_19 #corona #prevenção #proteção


BLOGGif_pre_carnaval_i9_2020.jpg

12 de fevereiro, 2020

19/02 (Quarta-feira) – Das 18h às 21h30

Os Bloquinhos do nosso carnaval partem a partir das 18h, no piso superior da i9 academia e tem duração de 30min cada aula; encerramento das atividades às 21h30;

Aberto a você ex-aluno e a toda comunidade que quiser entrar na folia!!!

ATENÇÃO: Somente no dia do evento, será disponibilizada uma condição especial para adesão de planos, o visitante tem direito a aderir o plano pelo valor promocional de renovação para alunos da I9 Academia. PROMO EXTREME < < < Venha conosco fazer parte deste movimento pela saúde e bem estar.

Escolha sua melhor fantasia e vem treinar com a gente!!!

Atenção: Vagas limitadas, faça sua reserva pelo Whatsapp da i9 Academia, fale com uma de nossas Consultoras de Saúde e Bem Estar.
WhatsApp da i9

#seri9édez #i9academia #carnaval2020 #carnavalvermelhoebranco #toshisanapp #intensidademaxima


iStock-693589874.jpg

30 de dezembro, 2019

Encerramos 2019 com um convite para que você reflita sobre sua saúde e sua qualidade de vida. Aliás, com qual prioridade você tratou esses dois assuntos no último ano? Como foi sua alimentação, com que frequência realizou alguma atividade física e investiu em momentos em família? Baseado em suas metas, você conseguiu vencer o tempo ou acabou vencido por ele? Afinal, cuidar da saúde não é apenas tomar determinados remédios ou buscar atendimento médico. É agir preventivamente para poder desfrutar das melhores oportunidades que a vida lhe oferece a cada novo dia.

Por isso, muito mais do que incentivar a prática de exercícios físicos, a i9 Academia oferece um plano de longevidade saudável. Batizado de i9 elements, ele é baseado nas melhores descobertas da ciência e traz nove diretrizes para se viver mais e melhor. São elas: Movimento, Propósito, Serenidade, Comedimento, Nutrição, Dose Certa, Círculo, Conexão e Família. Assim, ao desenvolver todos eles em conjunto, você acaba atingindo o equilíbrio necessário ao seu dia a dia. Então, permita-se viver esta experiência com a i9 Academia!

O QUE SIGNIFICA VENCER O TEMPO?

Conforme o i9 elements, vencer o tempo é manter o movimento, alimentar o corpo e a alma. Também é respirar com calma e aproveitar cada momento. Afinal, o tempo é implacável. Por isso, vencer o tempo é pura e simplesmente: vivê-lo!

Ainda não existe uma “fórmula mágica” capaz de retardar o envelhecimento e garantir uma vida saudável e longeva. No entanto, determinadas escolhas e atitudes podem, comprovadamente, maximizar sua felicidade e sua expectativa de vida. Isso significa que sim, pequenas mudanças e hábitos relativamente simples são capazes de revolucionar sua saúde! Por isso, com base nesses nove elementos do Programa de Longevidade Saudável, a i9 Academia atua como facilitadora para todos os aspectos que possam ajudar os alunos a vencer o tempo. Descubra o que te move e conte conosco para atingir seus objetivos!

 

Foto: iStock/NiseriN

WhatsApp-Image-2019-12-20-at-08.05.473-1280x853.jpeg

20 de dezembro, 2019

Aluna da i9 Academia desde 2007, Maria Ângela Groth afirma que o corpo foi feito para estar em movimento. Logo, ser uma pessoa fisicamente ativa é de extrema importância para o bem-estar, conjugando saúde física e mental. Baseada nisso, ela estabeleceu seu propósito pessoal, que é chegar a uma idade avançada com qualidade de vida. Afinal, almeja usufruir de tudo o que for possível ao lado de sua família e amigos. Além disso, espera praticar o autoconhecimento, compreender e enfrentar os problemas e as limitações que vierem, ser uma pessoa positiva. “Levanto da cama todas as manhãs pensando em me tornar uma pessoa melhor. Em alcançar meus objetivos, aprender com os erros e focar nos acertos, construir uma vida melhor sempre”, destaca. Neste contexto, Ângela soma quase 13 anos ininterruptos como aluna da i9 Academia. Aliás, foi assim que descobriu sua paixão por corrida de trilhas.

MOVIDA POR DESAFIOS

Motivada pelo então instrutor da i9 Academia Fábio Richter, Ângela começou a praticar corrida em 2011. “O Fábio se tornou um grande incentivador, fazendo meus treinos de musculação e, posteriormente, os de corrida também”, relembra. Logo no início, Ângela participava apenas da corrida anual realizada pela i9 Academia. Dessa forma, se dedicava aos treinos específicos apenas na época da prova. “Numa dessas vezes, o Fabinho me disse para seguir treinando e participar de competições maiores”, comenta. Foi exatamente o que ela fez e, logo, não parou mais. “Me superava a cada prova e ele rapidamente percebeu que eu sou movida a desafios”, orgulha-se.

Nas primeiras competições, Ângela corria provas de 5 quilômetros. Atualmente, a mais longa da qual participou foi de 25 km. Além disso, das corridas de asfalto ela passou para as de trilha, com a vantagem de poder estar em meio à natureza. “Ou seja, subindo e descendo morros, passando no meio de rios…”, conta a aluna da i9. À essa prática Ângela atribui seu “eu” atual e a conquista de muitos amigos que se tornaram parceiros na corrida e na vida. Dessa forma surgiu o grupo Sun Runners, formado por pessoas que se uniram para treinar, correr provas e se divertir. “Em todos estes anos, minha rotina começa com os exercícios pela manhã, que me dão força para encarar o dia”, garante.

Conforme Ângela, mesmo que algumas vezes não esteja motivada para treinar, sempre sai da academia melhor do que entrou. Já nos finais de semana, quando não há provas, ela usa o sábado para fazer um treino mais longo para se preparar. “Não pensem vocês que isso é fácil, mas eu amo”, confessa.

UM PROPÓSITO POR TRÁS DAS CONQUISTAS

Ao longo de oito anos de provas, Ângela ganhou muitas medalhas e troféus. “Alguns mais significativos que outros, mas todos muito importantes. Guardo tudo com muito orgulho, pois quando não puder mais correr, eles estarão lá para eu contemplar e lembrar de cada aventura”. Mesmo assim, Ângela também mantém na memória algumas de suas conquistas mais especiais. Entre elas, o terceiro lugar geral feminino nos 10k da prova da Unimed Novo Hamburgo em 2016. Em 2017 foram o terceiro lugar na categoria no Mountain Do Costão do Santinho – uma prova de 21 km – e o segundo lugar geral feminino nos 10k do Circuito das Estações/etapa Primavera, em Porto Alegre.

Em 2018, Ângela obteve o quarto lugar geral na Summer 48K junto de seu quinteto feminino. Enquanto isso, em 2019, o mesmo quinteto alcançou o terceiro lugar na competição. “Além de pegar um lugar mais alto no pódio, diminuímos nosso tempo de corrida absurdamente, com muito treino”, orgulha-se. Ainda neste ano, Ângela conquistou o terceiro lugar em sua categoria no percurso médio do Circuito de Trilhas e Montanhas, consideradas todas as provas. E ainda obteve o segundo lugar na categoria em distância curta no Circuito da Audax Trail Tour.

MOTIVAÇÃO, PERSISTÊNCIA E SUPERAÇÃO

Atualmente, Ângela conta que está atravessando uma fase complicada, mas que a está superando com foco, disciplina, determinação e vontade. “Isso tudo eu aprendi fazendo meus treinamentos e sendo regrada nos meus exercícios, que sempre me ajudaram muito, inclusive agora”. Segundo ela, dar o primeiro passo pode ser mesmo difícil para quem não está acostumado a treinar. Mas garante que a atividade física é fundamental na vida de uma pessoa. Por isso, sua dica é incorporar os treinos como parte das atribuições do dia a dia. “Sempre me perguntam o segredo e sempre respondo que é foco, determinação e regularidade”, reforça. Além disso, Ângela segue uma alimentação saudável e livre de vícios, certa de que assim a vida é muito melhor. “Quando alguém me fala que se inspirou em mim para correr ou para sair do sedentarismo, eu ganho o dia; acho o máximo”, comenta.

Para quem não é muito fã de musculação, Ângela sugere testar as aulas coletivas. “Na i9 elas são de várias modalidades, com ótimos profissionais”, avalia. Aliás, ela própria afirma que pretende tirar melhor proveito da grade de horários da i9 Academia no ano que vem. “Gosto de fazer musculação, uso as esteiras para os treinos de corrida e eventualmente faço Yoga. Mas, em 2020, quero complementar meus exercícios com mais aulas que possam auxiliar na corrida”, projeta. Além disso, Ângela já traçou diversos planos para os próximos meses. “Primeiro é ser feliz e continuar no meu propósito de manter uma vida saudável, com muita atividade física e atenção à família e aos amigos. Também seguir com meu foco e disciplina em relação a corrida, já com novos e grandes desafios assumidos”, destaca.

DESAFIOS PARA 2020

O primeiro desafio será a Maratona de Porto Alegre, em que fará pela primeira vez os 42 km. Depois, 25 quilômetros “serra acima” da Mizuno Uphill Marathon Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Também a La Misión, em Minas Gerais, uma prova de 35 km de trilha, outra distância inédita para Ângela. “Ou seja: muitas e fortes emoções”, antecipa. A partir de sua experiência, ela reconhece que partir em busca da superação parece difícil. “Para quem tenta mas sente aquela preguiça de ir à academia, vá pensando em mudar, em ver com outros olhos. Deixe em casa esse ranço e comece – pois tudo acontece aos poucos”, aconselha.

Conforme Ângela, muitas pessoas querem iniciar uma atividade física em setembro para estar com o corpo sarado em janeiro. “Mas não é assim, esse ‘sarado’ que todo mundo quer depende de muita coisa. É preciso ser regular na sua atividade, fazê-la direitinho, aceitar orientações dos professores, perguntar muito para eles”, enumera. Segundo Ângela, na i9 Academia os instrutores sempre dão feedbaks valiosos. Além disso, é importante complementar os treinos com uma alimentação saudável e atenção à saúde mental. “Afinal, se não estamos bem com a nossa cabeça, o resto também não vai funcionar bem”, avalia. Dessa forma, aos poucos, as coisas vão se tonando boas e prazerosas. “Fazemos um círculo de amizade bacana, pois o ambiente na i9 é muito saudável, cheio de gente ‘pra cima’, gente querida”, destaca.

Com tudo isso, Ângela concorda que realmente pode ser difícil fazer da atividade física um hábito de vida. “Mas logo este difícil vai se tornar fácil e tudo vai acontecer. Só não dá para esperar resultado de um dia do outro… Isso não existe!”, avalia.

 

WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.05.46
WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.05.46(1)
WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.05.47
WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.05.47(1)
WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.05.47(2)
Propósito
WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.05.48
WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.05.48(1)
WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.05.48(2)
WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.05.48(3)
WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.05.49
WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.05.49(1)
WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.05.49(2)
WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.05.49(3)

 

Fotos: Arquivo Pessoal

iStock-10453438681.jpg

16 de dezembro, 2019
Por Nara M. Müller*, consultora de carreira e negócios

Ainda em novembro de 2016, participei do treinamento “O Monge e o Executivo”. Dessa forma, uma das lições que aprendi foi que precisamos encontrar nossa essência. Ou seja: aquilo que nos define como seres humanos, que sabemos fazer melhor, que nos traz o sentimento de realização e felicidade. Sendo assim, sugiro que você faça uma análise do que gosta e não gosta de fazer. Além disso, reflita sobre se você é feliz com o que faz. Afinal, neste texto falarei sobre o propósito de vida, que está diretamente relacionado à nossa realização pessoal e profissional. Aliás, você sabe qual é a sua missão?

Todos estamos nesta vida com um propósito, e nosso trabalho/carreira deveria permitir sua efetivação. Descobrir qual a nossa essência é fundamental para que nos realizemos como seres humanos e profissionais.

AFINAL, O QUE VOCÊ FAZ DA VIDA?

“Se alguém lhe perguntar o que você faz, será que você consegue responder numa pequena frase?”. Essa pergunta foi feita pelo produtor cinematográfico Adam Leipzig em uma palestra no TED. Logo, muitas pessoas da plateia foram dizendo suas profissões. Mas poucas conseguiram traduzir o propósito de suas atividades. Assim, foi fácil dizer que eram professores, donas de casa, ou diretores de uma empresa. Porém, o que Leipzig queria saber, era em que a profissão exercida contribuía para melhorar a qualidade de vida das pessoas, em geral.

UM “RESUMO” DE SI MESMO

Para facilitar a descoberta do seu propósito de vida, Adam Leipzig apresentou uma fórmula simples, resumida a cinco perguntas. Assim, eu as responderei, como exemplo, com base em mim mesma. Você fica com o desafio de dar as suas próprias respostas e encontrar seu propósito – sua missão, sua essência de vida. Combinado?

1.Quem você é?

Eu sou a Nara Müller;

2. O que você faz?

Sou consultora de carreira e de negócios;

3. Para quem você faz?

Para pessoas que querem desenvolver competências profissionais;

4. O que elas querem ou precisam?

Elas querem atingir seus objetivos;

5. Quais são os resultados? Como essas pessoas mudam?

Elas se tornam pessoas realizadas.

 

Por fim, Adam orienta que formulemos uma frase com as cinco respostas:

“Sou a Nara Müller, trabalho como consultora para ajudar pessoas a atingirem seus objetivos e se tornarem realizadas.”

E a sua frase? Como ficaria?

 

*Nara M. Müller é administradora, Mestre em Engenharia de Produção e fundadora da Unlock Training.

 

Foto: iStock/Devenorr

iStock-1460605211-1280x775.jpg

10 de dezembro, 2019

Para muitas pessoas, dezembro é aquele mês de limpar gavetas, refletir sobre os últimos 11 meses e projetar os próximos. Por isso, tão importante quanto a serenidade no pensar e agir, é manter o foco em seu verdadeiro propósito. Afinal, você está seguindo seus objetivos ou apenas fazendo o que esperam de você, cumprindo a rotina no piloto automático?

Certamente, o ritmo acelerado de atividades constantes contribui para a formação de um ciclo vicioso em seu cotidiano. Dessa forma, tarefas rotineiras acabam sendo realizadas com total falta de consciência. Assim, possivelmente você nem tenha notado que está diminuindo sua percepção sobre o mundo e se desconectando do momento presente. Diante disso, que tal fazer um teste? Se você costuma dirigir todas as manhãs de casa para o trabalho, invista atenção aos detalhes de seu caminho. Por vezes, muitas pessoas apenas sabem que saíram e que chegaram ao seu destino. Porém, esquecem de como fizeram o percurso. Isso já aconteceu com você?

De fato, costuma-se viver o dia a dia para atender necessidades de curto prazo. Mas, com isso, o mais importante é esquecido. Afinal, você sabe quem você é, qual é a sua essência e a melhor direção a seguir? Quem não sabe quem é, geralmente quer ser os outros. No entanto, é importante lembrar que a felicidade está dentro de você. Por isso, criar esta clareza o levará a agir com mais autoconfiança, dedicação e satisfação. Veja:

3 ATITUDES PARA SAIR DO PILOTO AUTOMÁTICO

Perceber que você está vivendo no modo piloto automático é o primeiro passo para desacelerar e iniciar a mudança. Em seguida, modificar alguns hábitos é essencial para voltar a seguir seu propósito de vida. Logo, algumas dicas podem ser úteis neste processo de readaptação.

1 – Tome consciência de cada momento do seu dia

Mantenha o foco em perceber e estar 100% presente em cada ação que você realizar. Ao abrir os olhos pela manhã sinta sua respiração e agradeça por estar vivo. Aprecie seu banho, seu café da manhã e as conversas à mesa. Esteja presente. Em seu deslocamento, observe a paisagem, ouça suas músicas e concentre-se nelas também. Especialmente se as condições de trânsito não forem as melhores. Faça deste mais um momento para você.

2 – Inclua pequenas inovações em sua rotina

Experimente coisas novas todos os dias. Caso não seja possível inovar completamente, invista em pequenas mudanças na forma como você faz suas coisas. Por exemplo: faça um trajeto diferente, mude algum móvel de lugar, aprenda algo novo e diferente para você. Tudo isso poderá ajudá-lo a ampliar sua percepção e trazer oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

3 – Busque entender o porquê das coisas

Reserve um momento do dia só para você e dedique um instante a pensar no que te move. Também reflita se o que você está fazendo te levará aonde você quer chegar. Para isso, busque um lugar calmo, tranquilo e silencioso que o ajude a se desligar das preocupações. Ouça os sons, sinta os cheiros, veja os detalhes, conecte-se e concentre-se no agora. Pense nos resultados que você quer alcançar, como você quer se sentir e que legado você quer deixar. A partir de ações mais conscientes, você será o protagonista das decisões e de sua felicidade. Afinal, conforme o i9 elements, ter um propósito claro de vida é um fator crucial para a longevidade.

 

Foto: iStock/antolikjan

45887814_1743720729088620_5799694472379891712_o-1280x854.jpg

5 de dezembro, 2019

Manter-se ativo é manter-se vivo. Com essa premissa, o corretor de imóveis e consultor imobiliário Cleber Cavalheiro, vive a máxima de produzir seu próprio medicamento. Para isso, há 20 anos investe na busca e na manutenção da serenidade, e há cinco frequenta a i9 Academia. Assim, ao trabalhar o corpo e a mente, obteve uma fórmula natural para dispor de saúde e qualidade de vida. Enquanto isso, o Brasil apresenta as maiores taxas de incapacidade causada por depressão (9,3%) e ansiedade (7,5%) do continente americano. “Foi um sonho o que aconteceu na minha vida. Até porque, hoje, todo mundo toma remédio, né?”, pondera Cleber.

O aluno da i9 Academia conta que sempre foi uma pessoa tranquila. “Mas, em determinado momento, para não me perder nesta tranquilidade, decidi manter uma prática diária de yoga e meditação”, confessa. Com isso, ele acredita ter descoberto uma maneira de alcançar a felicidade. “Com uma prática de uma hora por dia, eu acabo ganhando 24 horas para fazer o que gosto, o que quero, pela minha cabeça”, explica. Muito disso veio de sua formação em Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro, de São Paulo. “Depois disso, aconteceu todo o movimento da Yoga, da prática diária da meditação e minha história com a música”, comenta. Através da voz e do violão, Cleber encontrou uma forma de relaxar a partir do canto devocional e kiirtan.

PRESCRIÇÕES DE SAÚDE E SERENIDADE DE CLEBER CAVALHEIRO

Aos 66 anos, Cleber gosta de frequentar a i9 Academia e praticar diversas atividades que mantêm o corpo em movimento. “Faço musculação, yoga, corrida, funcional… Também jogo tênis e tenho a prática individual de Karatê”, destaca. Conforme ele, a meditação não é um modismo, mas, sim, um momento de presença absoluta com quem você ama. “Com Deus e com tudo o que Ele oferece, com todos os pensamentos que mandamos para o Cosmos”, comenta. Por isso, a meditação é sua primeira e última prática do dia: 40 minutos pela manhã e 20 minutos à noite. Associado a isso, nos últimos anos, Cleber adotou uma alimentação vegetariana. “Procuro comer muito verde, ficar leve após as refeições para ter mais energia”, ressalta. Dessa forma, Cleber consegue alcançar seu ponto de equilíbrio. Aliás, especialmente nesta época do ano, ele destaca a importância de baixar o ritmo.

O aluno da i9 Academia conta que procura deixar seu ano bem concentrado até o dia 30 de novembro. Depois, usa o mês de dezembro para abraçar os amigos e dedicar-se a práticas espirituais. “Faço retiro, me envolvo com a i9 através da Yoga e de alguns eventos e não entro na onda do estresse… Assim, aproveito dezembro para desfrutar o ano e agradecer a todos aqueles que também desfrutaram momentos comigo”. É assim que, através de atividades serenas, da yoga e da meditação, que Cleber produz seu próprio medicamento. “Entendo que todas as pessoas precisam usar remédios, mas aquelas que amam mais adoecem menos”, avalia. Segundo ele, servir ao próximo é o momento em que você mais ganha. “É possível servir ao trabalho, à comunidade… Tudo é uma forma de servir”, acredita.

 

 

EXPERIMENTE ESTAS PRÁTICAS

Para quem busca iniciar a prática da serenidade em seu dia a dia, Cleber costuma passar sua dica número 1. “Deite no chão, com o abdome para cima e os dois braços ao lado do corpo, com as palmas das mãos para cima. Assim, numa posição de relaxamento absoluto, escute uma música calma e aproveite este momento de 5 a 10 minutos”. Neste momento de relaxamento, Cleber sugere pedir (para quem você acredita) uma luz de onde buscar a serenidade e a tranquilidade. Afinal, antes de baixar sua frequência, não adianta simplesmente chegar e começar a meditar. “Então, entrega e acredita”, orienta.

Inspirada em suas ações, a filha caçula de Cleber também passou a se dedicar à música. Aos 16 anos, Duda Cavalheiro possui um canal no Youtube para compartilhar suas composições próprias. Atualmente ela estuda na Inglaterra, numa escola que inclui a yoga como prática curricular. Orgulhoso, Cleber destaca a importância de passar exemplos para os filhos. “Porém, nem sempre o que é melhor para a gente é melhor para outras pessoas e, quem entende isso não julga, vive”.

Fotos: Wagner Cezar / Especial

iStock-6360699881.jpg

29 de novembro, 2019

Que tal fazer uma pausa na rotina para dedicar um momento especial a você? Na próxima quarta-feira, dia 4, a i9 Academia promove o evento Yoga in Natura: ao encontro de sua essência. A programação será às 9 horas, no Parque Henrique Luis Roessler (Parcão), que fica na Rua Barão de Santo Ângelo. Organizada pela instrutora Carol Willrich, a atividade terá nível de dificuldade leve. Ou seja, pode ser praticada tanto por quem já faz Yoga quanto por aqueles que queiram experimentar os seus benefícios. Aliás, esta será uma ótima oportunidade para incluir mais Serenidade em seu dia a dia. Pois além de exercitar técnicas corporais e meditação, a vivência ao ar livre irá aproximá-lo da natureza. Afinal, em meio à zona urbana de Novo Hamburgo, o Parcão é uma ampla área verde de 54,1 hectares.

Recentemente revitalizado, ele preserva uma importante biodiversidade e representa uma verdadeira fonte de ar puro na cidade. Logo, servirá como o cenário ideal para que você consiga acessar um espaço de tranquilidade em você mesmo. Gratuita, a programação Yoga in Natura: ao encontro de sua essência tem inscrições abertas na recepção da i9 Academia.

APROVEITE A YOGA PARA RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO COM A NATUREZA

Diversos são os estudos que comprovam o efeito terapêutico da vivência entre as plantas e os animais. Claro que, para isso, ninguém precisa comprar uma casa no campo. Afinal, todo e qualquer espaço verde já ajuda a proporcionar benefícios à saúde. Por isso, a dica é investir em mais experiências ao ar livre durante momentos reservados ao lazer. Inclusive, conectar-se com a natureza é uma boa maneira de contrabalancear o uso da tecnologia. Aliás, há quanto tempo você não pisa descalço na grama para recarregar suas energias? Lembre-se que a natureza estimula a mente e é capaz de aumentar o desempenho de sua memória e atenção. Além disso, muito se fala no poder de cura e bem-estar proporcionado pelas vivências ao ar livre. Especialmente porque tudo isso estimula a busca por uma vida mais ativa e saudável.

Sendo assim, além de participar do Yoga in Natura, você pode adotar algumas práticas para manter esta importante conexão. Cultivar algumas plantas em casa é uma delas. Além de flores e folhagens, que tal investir numa pequena horta? Dessa forma você também terá alimentos naturais e livre de agrotóxicos em sua mesa. Troque o shopping por parques e, em suas viagens, dê prioridade a destinos que ofereçam contato com a natureza. Então, em seguida, verá a diferença em dias mais leves e felizes.

 

Foto: iStock/fizkes

iStock-11326256511.jpg

20 de novembro, 2019

Disposição é a palavra-chave para perseguir e alcançar seus objetivos, estejam eles relacionados à forma física, emocional ou mental. Aliás, investir nessas três áreas é fundamental para dispor de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Sendo assim, cuidar de você é a tarefa primordial para obter sucesso, tanto em âmbito pessoal, quanto profissional. Nesse contexto, e rumo a sua paz interior, cabe, inclusive, aplicar a filosofia da máscara de oxigênio. Ora, quem está acostumado a viajar de avião já decorou os avisos de segurança antes do voo, não é? Recomenda-se: em caso de despressurização, coloque primeiro a sua máscara de oxigênio para, somente depois, ajudar crianças e demais passageiros.

Essa é uma analogia simples, mas que dificilmente é colocada em prática no dia a dia. No entanto, é importante lembrar que se você não conseguir respirar, será praticamente impossível ajudar quem está ao seu redor. Logo, a receita para a paz interior inclui uma investida especial em amor próprio. Ou seja, nada mais é do que dedicar cuidado ao seu corpo e sua mente. Pensando nisso, a partir do i9 elements, um Programa de Longevidade Saudável, a i9 Academia dedica atenção 360° aos alunos. Entre seus princípios está a Serenidade, um elemento focado no desenvolvimento de uma rotina mais leve e tranquila. Então, pronto para colocar sua máscara de oxigênio?

UM PASSO A PASSO PARA CONQUISTAR A PAZ NESTE FIM DE ANO

1- Descanse sempre que for possível

Isso mesmo. A primeira dica para investir em serenidade é buscar toda a disposição possível para alcançar sua paz. Então, permita-se escolher um lugar confortável para relaxar e, quem sabe, até tirar um bom cochilo. Dedicar um tempo a você é fundamental e, num primeiro momento, a melhor maneira de fazer isso é o ócio. Aproveite a ocasião para abrir mão do estresse e das preocupações do cotidiano. Nesse aspecto, a meditação pode ser uma boa maneira de se concentrar em seu bem-estar e de reduzir a ansiedade. Outra forma de se desligar das suas angústias e incumbências é praticar uma atividade física. Certamente, um treino com personal ou uma aula coletiva estão longe de representar descanso ao corpo. Porém, são capazes de trazer inúmeros benefícios à mente. Além disso, você pode tanto encontrar o equilíbrio numa aula de yoga e pilates, quanto de Body Combat e Corrida.

2- Opte pelo simples

Analise: quanto mais descomplicadas você tornar sua vida e suas obrigações, mais fácil será resolvê-las e alcançar sua paz interior. Então, com isso em mente, não se esforce para fazer tudo de uma vez e evite vivenciar a sobrecarga. Dedique-se a fazer tudo o que quiser e precisar, mas com um método. Para tanto, procure seguir um passo depois do outro e, jamais, ao mesmo tempo.

3- Tenha paciência, evite a pressa e viva o presente

Use seu tempo para viver o momento presente. Ou seja: concentre-se menos no passado e no futuro. Esteja mais atento ao agora, pois isso o ajudará a sentir-se mais centrado, mais calmo e, consequentemente, em paz. Ao mesmo tempo, tenha paciência, pois é absolutamente normal que ocorram oscilações em seu estado de espírito. Afinal, em determinada ocasião você estará mais em paz do que em outras e isso faz parte do processo.

4- Seja otimista e diminua os pré julgamentos

Quando você espera pelo pior ou sente medo do desconhecido acaba abrindo caminho para a negatividade. Sendo assim, a dica é deixar o preconceito e a expectativa de lado, além de investir em mais otimismo. Afinal, abrir mão de estar sempre no controle é uma maneira simples de garantir mais tranquilidade frente aos imprevistos. Sem contar que suas preocupações podem impedi-lo de viver em paz, enquanto o otimismo torna a vida mais equilibrada.

5- Seja feliz

Esse é um complemento ao primeiro passo da lista. Afinal, depois que você conseguir reservar um tempo para descansar, dedique um momento para fazer o que o deixa feliz. Pode ser uma atividade, uma forma de lazer e de entretenimento. Independentemente de sua escolha, seguir seu próprio caminho é a direção principal para a paz interior. Então, você estará pronto para se conectar com as pessoas a sua volta, sentir-se mais tranquilo e satisfeito.

6- Sinta-se realizado

Encontre alegria no lugar em que está, na pessoa que você é e em tudo o que fizer. Aceitar sua vida atual é o princípio de sua evolução.

7- Assuma responsabilidades

Todas as pessoas erram. No entanto, há sempre dois caminhos. O primeiro é ficar remoendo o que foi feito por engano. O segundo, e mais eficiente, é admitir o erro, corrigi-lo e, em seguida, perdoar-se, livrando-se da culpa.

8- Seja reservado

Embora desabafar seja bom e ajude a aliviar a pressão sobre você, falar apenas sobre os próprios problemas é ruim. Por isso, às vezes, não tem problema nenhum guardar certas coisas para você. Dessa forma, também é possível impedir que os outros interfiram tanto em suas decisões pessoais ou o julguem sem necessidade. Pela mesma razão é válido evitar fofocas e pessoas negativas. Quem gosta muito de falar dos outros pelas costas reúne características tóxicas que acabam drenando sua energia física e emocional. Assim, a dica é limitar o contato com pessoas que o fazem sentir mal, pesado ou negativo. Além disso, invista em observar o que há de bom nos outros e no mundo. Isso ajuda a aumentar a paz ao seu redor.

9- Apaixone-se e irradie paz em seus relacionamentos

Cuidar de pessoas, dos animais, das plantas e tudo que carecer de cuidado o fará sentir-se amado e necessário.

10- Seja agradável

Gentileza e educação são qualidades que enternecem até o coração.

 

Foto: RedThinkHead/iStock

iStock-535030159.jpg

4 de novembro, 2019

Encontros de família e de amigos, férias escolares se aproximando, metas pessoais e profissionais com prazos por vencer. Esses e outros tantos detalhes fazem dos últimos meses do ano um período exaustivamente conturbado. Consequentemente, verifica-se entre muitas pessoas um aumento dos sintomas físicos e emocionais provocados pela sobrecarga. Afinal, se o estilo de vida atual já envolve uma rotina tumultuada, os compromissos e tarefas de fim de ano podem provocar ainda mais estresse e ansiedade. Pensando nisso, a i9 Academia dedica este mês de novembro para a promoção da Serenidade. Parte do i9 elements, ela é fundamental para afastar os sintomas que podem ser acentuados por este período. Por exemplo: desgaste, tensão muscular, insônia, problemas de humor e apetite. Diante disso, é essencial investir numa ou mais atividades que lhe devolvam paz mental.

 

SERENIDADE: UMA ESTRATÉGIA PARA APLICAR NESTE FIM DE ANO

Algumas dicas simples podem contribuir com o desenvolvimento da serenidade em seu dia a dia. Para isso, é importante que você consiga manter o foco no presente. Afinal, preocupar-se demais com o passado ou com situações que ainda estão por vir, aumenta o estresse e a ansiedade. Logo, mesmo que não seja uma tarefa fácil, encontrar uma maneira de acalmar sua mente é essencial. Nesse contexto, a prática de atividades físicas pode ser uma boa solução para investir no seu bem-estar.

A relação entre o exercício e a manutenção da saúde mental já é consenso entre diversos especialistas. Isso porque os benefícios dos treinos vão além da melhora do condicionamento físico. Eles envolvem ainda a melhora da capacidade cognitiva e, inclusive, dos níveis de transtornos psicológicos. Afinal, há uma ligação direta entre atividade física e relaxamento. Tanto no caso dos exercícios respiratórios, como Yoga e meditação, quanto de atividades de maior gasto energético, como as corridas. Então, para enfrentar todos os compromissos de fim de ano com mais tranquilidade, conte com a i9 Academia. Dessa forma, você terá acesso aos melhores treinos e aulas coletivas, com o suporte integral de uma equipe altamente capacitada.

 

Foto: iStock/jacoblund