Corona Vírus – (COVID-19)

16 de março, 2020
BLOG_i9_academia_2020_corona_vírus-1280x720.jpg

A síndrome respiratória aguda constante 2 (SARS-CoV-2), causa a doença coronavirus 2019 (COVID-19), com 3 vezes mais transmissível que o vírus H1N1, diz o infectologista Eduardo Sprinz, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o que pode ter facilitado a disseminação pelo mundo causando um aumento exponencial gerando uma pandemia, determinando pela OMS.

A transmissão ocorre principalmente em indivíduos sintomáticos, o vírus é espalhado por gotículas e contato físico. Portanto, é recomendado à adesão a precauções de barreira com higiene minuciosa das mãos, cobrir o rosto ao tossir, descontaminação do ambiente em superfícies de muito contato (corrimão, bancadas). O coronavirus vive em superfície por horas, mas é altamente destruído por desinfetantes, como álcool 70%.

Os sintomas do COVID-19 são febre, tosse seca, cansaço, em casos mais graves dificuldade de respirar, falta de ar, excesso de muco, fadiga excessiva. Caso você apresente esses sintomas e viajou nos últimos 14 dias ou esteve com alguém que viajou procure orientação médica para o diagnóstico da doença.
Com cerca de 150 mil infectados e mais de 5 mil mortos, o coronavírus se espalhou para mais de 110 países do mundo. No Brasil foi diagnosticado 200 pessoas infectadas com a doença, e, 1.913 casos suspeitos. No Rio Grande do Sul são 6 casos comprovados com a doença, e, 66 casos suspeitos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

O mundo se une para desenvolver vacinas e pesquisas sobre o melhor tratamento para o COVID-19, porém, deve estar disponível apenas em alguns meses. Sabe-se que o vírus não vai retroceder por conta própria, somente, com medidas tomadas pelas autoridades podem acabar com a pandemia. Desta forma, a descontaminação ativa vai além de uma questão técnica, mas também tranquilizadora da população, como melhor medida para prevenção da doença. Assim como evitar viagens e aglomerações de pessoas também contribui para diminuir o risco de infecções.
A i9 Academia segue a recomendação do Ministério da Saúde quanto aos cuidados com prevenção: incentivando o uso de álcool gel e uso de sua própria garrafa de água, lavar bem as mãos ao chegar e sair da academia, mantendo aberto porta e janelas, higienizando regularmente os equipamentos, batente de portas, bancadas e computadores.

Os atendimentos e aulas seguem normalmente por aqui.
Nosso trabalho é prevenir! Estamos reforçando os cuidados de higienização e conscientização e contamos com sua ajuda! Nossa intenção é orientar em relação aos cuidados efetivos para evitar tanto a negligência quanto o pânico.

O QUE MUDOU NA NOSSA ROTINA?
– Duplicamos a higiene e a limpeza dos ambientes e dos equipamentos;
– Álcool gel à disposição;
– Manteremos os ambientes mais ventilados;
– Toda a equipe sob aviso, para qualquer sintoma entrar imediatamente em quarentena.

COMO CADA UM PODE AJUDAR
– Lavando as mais com água e sabão, usando álcool gel ao chegar na i9 academia (faça isso de forma regular);
– Evite levar as mãos aos olhos, nariz e boca;
– Manter ambientes ventilados;
– Evite beijos, abraços e apertos de mãos;
– Não compartilhar objetos pessoais como: Toalhas, copos, talheres;
– Caso você apresente sintomas de gripe (febe, tosse, dificuldade para respirar) fique em casa. Siga as instruções do Ministério da Saúde. (Ver nos anúncios da i9) Resguarde-se durante duas semanas e depois volte a frequentar o ambiente normalmente.

DICAS IMPORTANTES
– Medite, leia e veja coisas boas, procure manter sua mente saudável;
– Cuide do seu corpo, venha treinar, isso aumenta sua imunidade;
– Beba muita água;
– Alimente-se de forma saudável (Alimentos ricos em vitamina C: Goiaba, brócolis, laranja, limão, acerola, mamão, morango).

Não entre em pânico. Lembre-se que o medo ajuda a baixar imunidade. Sem falar que diminuindo o contágio enfraquecemos o vírus em todo planeta.

Fonte: site: Ministério da Saúde (saude.gov.br)
Site: bbc (www.bbc.com)

Assista o vídeo do Dr. Rodrigo Beilke, falando sobre o bom senso na prevencão ao Corona Vírus.
instagram.com/dr.rodrigobeilke

#academia #i9academia #seri9édez #covid_19 #corona #prevenção #proteção