Experimente sair do piloto automático neste fim de ano

10 de dezembro, 2019
iStock-1460605211-1280x775.jpg

Para muitas pessoas, dezembro é aquele mês de limpar gavetas, refletir sobre os últimos 11 meses e projetar os próximos. Por isso, tão importante quanto a serenidade no pensar e agir, é manter o foco em seu verdadeiro propósito. Afinal, você está seguindo seus objetivos ou apenas fazendo o que esperam de você, cumprindo a rotina no piloto automático?

Certamente, o ritmo acelerado de atividades constantes contribui para a formação de um ciclo vicioso em seu cotidiano. Dessa forma, tarefas rotineiras acabam sendo realizadas com total falta de consciência. Assim, possivelmente você nem tenha notado que está diminuindo sua percepção sobre o mundo e se desconectando do momento presente. Diante disso, que tal fazer um teste? Se você costuma dirigir todas as manhãs de casa para o trabalho, invista atenção aos detalhes de seu caminho. Por vezes, muitas pessoas apenas sabem que saíram e que chegaram ao seu destino. Porém, esquecem de como fizeram o percurso. Isso já aconteceu com você?

De fato, costuma-se viver o dia a dia para atender necessidades de curto prazo. Mas, com isso, o mais importante é esquecido. Afinal, você sabe quem você é, qual é a sua essência e a melhor direção a seguir? Quem não sabe quem é, geralmente quer ser os outros. No entanto, é importante lembrar que a felicidade está dentro de você. Por isso, criar esta clareza o levará a agir com mais autoconfiança, dedicação e satisfação. Veja:

3 ATITUDES PARA SAIR DO PILOTO AUTOMÁTICO

Perceber que você está vivendo no modo piloto automático é o primeiro passo para desacelerar e iniciar a mudança. Em seguida, modificar alguns hábitos é essencial para voltar a seguir seu propósito de vida. Logo, algumas dicas podem ser úteis neste processo de readaptação.

1 – Tome consciência de cada momento do seu dia

Mantenha o foco em perceber e estar 100% presente em cada ação que você realizar. Ao abrir os olhos pela manhã sinta sua respiração e agradeça por estar vivo. Aprecie seu banho, seu café da manhã e as conversas à mesa. Esteja presente. Em seu deslocamento, observe a paisagem, ouça suas músicas e concentre-se nelas também. Especialmente se as condições de trânsito não forem as melhores. Faça deste mais um momento para você.

2 – Inclua pequenas inovações em sua rotina

Experimente coisas novas todos os dias. Caso não seja possível inovar completamente, invista em pequenas mudanças na forma como você faz suas coisas. Por exemplo: faça um trajeto diferente, mude algum móvel de lugar, aprenda algo novo e diferente para você. Tudo isso poderá ajudá-lo a ampliar sua percepção e trazer oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

3 – Busque entender o porquê das coisas

Reserve um momento do dia só para você e dedique um instante a pensar no que te move. Também reflita se o que você está fazendo te levará aonde você quer chegar. Para isso, busque um lugar calmo, tranquilo e silencioso que o ajude a se desligar das preocupações. Ouça os sons, sinta os cheiros, veja os detalhes, conecte-se e concentre-se no agora. Pense nos resultados que você quer alcançar, como você quer se sentir e que legado você quer deixar. A partir de ações mais conscientes, você será o protagonista das decisões e de sua felicidade. Afinal, conforme o i9 elements, ter um propósito claro de vida é um fator crucial para a longevidade.

 

Foto: iStock/antolikjan

Relacionados