Calorias negativas matam a fome e aceleram a dieta

7 de agosto, 2019
Teste_iStock-1060803908.jpg

Quem é que nunca parou para pensar quantas horas de exercício são necessárias para gastar determinadas calorias ingeridas? Normalmente aquele salgadinho, chocolate ou bolacha recheada são suficientes para começar a ponderar. Como exemplo, vamos usar uma lata de refrigerante. Então, suas 138 calorias demandam 26 minutos de caminhada (5-8 km/h) ou 13 minutos de corrida (8 km/h). Convenhamos que esta conta pode ser bem injusta, né? Por outro lado, você sabia que dá para comer gastando mais calorias do que consome? Com os alimentos chamados zero-caloria ou calorias negativas, isso é possível. Afinal, eles possuem menos calorias do que o seu organismo precisa para fazer a digestão. Porém, eles nunca devem servir como itens principais e, sim, como complemento de sua dieta!

ALIMENTOS QUE AJUDAM A ACELERAR A DIETA

A seguir, conheça alguns alimentos que ajudam a acelerar a dieta e, ao mesmo tempo, evitar aquela sensação de fome. Dessa forma, fica até mais fácil manter uma alimentação saudável. Afinal, eles possuem baixíssimas taxas calóricas – praticamente nulas. Em contrapartida são muito nutritivos!

Pepino

Entre os campeões em baixas taxas calóricas, o pepino tem 16 calorias por 100 gramas. Ele é rico em ferro, potássio e betacaroteno. Ou seja, é um ótimo vegetal para retardar o envelhecimento. Além disso, possui efeito diurético.

Aspargo

O aspargo tem 20 calorias por 100 gramas e conta com boas doses de vitaminas K, A e vitaminas do complexo B, como o ácido fólico. Elas podem ajudar a regular o açúcar no sangue e te proteger contra diabetes tipo 2.

Damasco

Comer três ou mais porções diárias de frutas como o damasco pode reduzir o risco de degeneração ocular, a principal causa de perda de visão relacionada à idade. O damasco possui 54 calorias a cada 100 gramas.

Melancia

A melancia contém um aminoácido que o corpo converte em arginina, um auxiliar na perda de peso. Com 30 calorias por 100 gramas, é rica em fibras, ferro, cálcio e vitamina A, B e C. Inclusive esses nutrientes ajudam a retardar o envelhecimento.

Tomate

O tomate tem 18 calorias por 100 gramas e é rico em licopeno. Essa substância ajuda a manter a pele jovem, eliminando os radicais livres que se formam quando você está exposto aos raios ultravioleta.

Brócolis

O brócolis têm 34 calorias por 100 gramas e é uma boa fonte de vitamina A e de sais minerais como cálcio, ferro e fibras. Além disso, têm poder antioxidante e anticancerígeno.

Couve-Flor

A couve-flor tem 25 calorias por cada 100 gramas. Também é rica em fitonutrientes que combatem o câncer, além de ótima fonte de vitamina C e ácido fólico. Elas podem ser consumidas cruas ou cozidas no vapor, o que maximiza seu poder nutritivo.

Morango

O morango tem 33 calorias a cada 100 gramas e é uma das frutas que mais contêm antioxidantes. Assim, além de diminuírem o colesterol, ajudam no combate a anemias e doenças da pele. Os compostos chamados polifenóis também podem proteger seu corpo contra doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

Framboesa

A framboesa tem 53 calorias, por 100 gramas, e é rica em antioxidantes que retardam o envelhecimento. Além disso é uma boa fonte de cálcio, potássio, magnésio, ferro e vitaminas A, B1, B5 e C.

Abacaxi

O abacaxi tem 50 calorias por 100 gramas e sua enzima, chamada bromelaína, ainda ajuda na digestão. Ou seja, além de ser ótimo para a dieta, também pode controlar a pressão arterial.

Agrião

O agrião tem 11 calorias por 100 gramas e é rico em ferro, iodo, vitamina C e betacaroteno – um antioxidante que retarda o envelhecimento. Além disso, é o aliado ideal para o sistema respiratório.

 

Foto: iStock/nd3000

Relacionados