A importância da atividade física para crianças e adolescentes

22 de maio, 2019
atividade-física.png

Antes da revolução tecnológica, as crianças eram mais estimuladas a brincar ao ar livre. Ou seja: correr, pular, jogar bola e até subir em árvores fazia parte de seu cotidiano. Além disso, o período em que passavam em frente às telas era muito mais restrito. Mesmo assim, esta geração, atualmente com idades entre 25 a 44 anos, apresenta dados alarmantes de inatividade física e obesidade. Conforme uma pesquisa do IBGE (2015), 47% deste grupo não pratica nenhuma atividade física. Da mesma forma, 17% das pessoas nessa faixa etária são consideradas obesas pelo Ministério da Saúde. Diante disso, é importante refletir sobre os possíveis problemas que terão crianças e jovens de hoje num futuro próximo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, nos últimos 40 anos o número de crianças e adolescentes obesos aumentou 10 vezes. Conforme o levantamento feito em 2016, 124 milhões de pessoas entre 5 e 19 anos estavam acima do peso ideal. Assim como a estatística global, no Brasil esta perspectiva também é bastante elevada. Um em cada três brasileiros apresenta sobrepeso ainda na infância. Em todos os lugares, as causas estão relacionadas à ingestão inadequada de alimentos e ao baixo nível de atividade física. Assim, produtos industrializados, ricos em açúcar e gordura, são os principais vilões deste cenário.

Neste contexto, a OMS estima que até 2025, 150 mil crianças e jovens brasileiras possam desenvolver diabetes mellitus tipo 2. Enquanto isso, 1 milhão deverá sofrer de hipertensão e aproximadamente 1,4 milhão apresentará gordura no fígado. Para driblar as estatísticas é importante adotar um plano de mudanças no estilo de vida familiar. Afinal, as crianças costumam seguir os mesmos hábitos dos adultos em sua rotina.

ESTIMULE A ATIVIDADE FÍSICA DESDE CEDO

Mais do que uma pausa no uso da tecnologia, estimular brincadeiras ao ar livre é investir na saúde dos pequenos. Além disso, um momento de recreação também representa uma ótima oportunidade para reforçar os laços familiares. Sem contar que a atividade física contribui de maneira significativa para o desenvolvimento geral da criança e do adolescente. No entanto, ela precisa ser consistente com as habilidades, interesses e necessidades de cada faixa etária.

Na escola é importante incentivar a participação nas aulas de Educação Física e atividades esportivas. Sempre lembrando que existem inúmeras modalidades a serem descobertas e testadas pelas crianças. Na i9 Academia, a experiência e a formação dos professores ajudam a orientar o melhor e mais adequado programa de exercícios.

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA

Voltando à prática regular de mexer o corpo, a dica é seguir a recomendação de 60 minutos de atividade física ao dia. Ou, ainda, pelo menos três vezes por semana, incluindo atividades de flexibilidade e fortalecimento de músculos e ossos. A atividade física com intensidade moderada a vigorosa pode contribuir para aumentar os níveis circulantes do hormônio do crescimento (GH). O mesmo ocorre com o fator estimulador do IGF-1, que é importante para o crescimento linear em pré-adolescentes.

A atividade física também ajuda a desenvolver força, flexibilidade, agilidade, velocidade e resistência respiratória de crianças e adolescentes. Habilidades estas que, segundo estudos científicos, estão em queda nos últimos 40 anos. Outro benefício de praticar exercícios físicos é a influência positiva no aspecto psicológico. Além disso, jovens que realizam atividade física aumentam suas chances de ter um metabolismo saudável em 2,5 vezes. Também há evidências de que possuem melhor função cognitiva, atenção e desempenho acadêmico.

Com base nestas informações, dedicar atenção à capacidade física e nutricional das crianças e dos jovens é essencial. Afinal, negligenciar estes aspectos pode implicar em influências diretas em sua qualidade de vida, na saúde física e psicológica. Para mudar uma geração é preciso começar já. Então, não espere mais: simplesmente coloque o corpo em movimento e inspire aqueles que estão ao seu redor.

 

Além dos exercícios regulares orientados pelos professores, a i9 Academia também oferece aulas como Funcional Kids, Pilates Kids e Jiu-jitsu Infantil. Para saber mais, entre em contato com a gente!

 

Foto: Wagner Cezar / Especial

Relacionados